Comunistas defendem nacionalização

Por uma <i>Petrogal</i> pública

Image 7156

Está a ser distribuído aos trabalhadores da Petrogal/Galp um comunicado do PCP em que se defende a nacionalização da GalpEnergia. Nesse documento, a Comissão Coordenadora das Células do PCP na empresa considera esta a forma de dar corpo ao imperativo de colocar as empresas estratégicas «ao serviço do povo e dos interesses nacionais» e não, como sucede, ao serviço da «acumulação de capital dos grupos económicos».

Num momento em que se está perante uma «verdadeira corrida por parte de vários grupos económicos nacionais e internacionais para a obtenção do controlo accionista da Petrogal/Galp», inseparável dos elevados lucros que a empresa tem alcançado, os comunistas rejeitam que o Governo de José Sócrates tenha defendido os interesses nacionais ao intervir muitas vezes em favor de capitalistas portugueses. O accionista nacional de referência, Américo Amorim, paga os seus impostos na Holanda, onde beneficia de um regime fiscal mais favorável, e guindou-se à posição de homem mais rido de Portugal após ter entrado no capital da petrolífera nacional.

Para os comunistas, a Petrogal/Galp é uma «empresa estratégica para o País, para a sua economia, e insere-se nos chamados monopólios naturais». Face à intenção do PS e PSD, patente no PEC e no Orçamento do Estado, de privatizar o que resta da empresa nas mãos do Estado, a Comissão Coordenadora considera «imprescindível o seu retorno ao sector empresarial do Estado de modo a permitir a execução de uma política energética coerente e possibilitar o desenvolvimento económico, nomeadamente na área dos preços dos combustíveis».



Mais artigos de: PCP

Um Partido preparado para o combate

A VIII Assembleia da Organização Regional de Setúbal do PCP, que se realiza no domingo em Almada, revelará um Partido mais forte e preparado para as difíceis tarefas que tem pela frente. E com muito por onde crescer.

Derrotar o <i>Acordo Tripartido</i>

O Sector dos Transportes da Organização Regional de Lisboa do PCP está a distribuir um comunicado aos trabalhadores desta área em que apela à luta contra o Acordo Tripartido, assinado por Governo, patrões e UGT.

Mais de 2500 já assinaram

No comício que hoje se realiza às 18h00 no Largo da Estação de Queluz, a Organização Concelhia de Sintra do PCP vai divulgar o total de assinaturas recolhidas desde o arranque da campanha contra a privatização da CP. A iniciativa, entretanto, prossegue, mas dados...

Rumo estratégico para o País

A afirmação do aparelho produtivo e o aumento da produção nacional são vectores estratégicos para retirar Portugal da situação em que se encontra, como se tem provado nas iniciativas da campanha Portugal a Produzir.

<i>Assim Foi Temperado o Aço</i>

Sai para a semana o novo título da Biblioteca Avante!. Trata-se do célebre romance Assim Foi Temperado o Aço, cujo autor, Nikolai Ostróvski, foi definido desta forma pelo grande escritor Romain Rolland: «As mais importantes obras de arte de uma...

Comemorações em grande

Continuam a realizar-se, de Norte a Sul do País e no estrangeiro, diversas iniciativas comemorativas do 90.º aniversário do PCP. No sábado, em Matosinhos, 200 pessoas participaram num jantar comemorativo que contou com a presença do deputado Miguel Tiago....

Jerónimo de Sousa no Chipre

O Secretário-geral do PCP está no Chipre a participar em diversas iniciativas e encontros, numa manifestação de solidariedade com a luta do povo cipriota pela reunificação do país.

PCP reúne com BE

Realiza-se amanhã, na Assembleia da República, um encontro entre o PCP e o BE que tem como objectivo proceder a uma avaliação mútua sobre a situação política, económica e social do País. Numa nota do seu Gabinete de Imprensa, o PCP destaca que este...

Encontro Nacional do PCP

O Comité Central do PCP decidiu, na sua reunião de domingo, realizar um Encontro Nacional do PCP sobre as eleições legislativas de 5 de Junho. O encontro terá lugar no dia 17 de Abril na Voz do Operário, em Lisboa, com início às 10h30.